História

 

O Moreirense Futebol Clube é um clube que assenta as suas raízes na Vila de Moreira de Cónegos, no concelho de Guimarães. Este clube foi fundado no ano de 1938, em resultado da oficialização de uma equipa de futebol formada por um conjunto de homens que regularmente se encontravam para, amigavelmente e como forma de convívio, disputar umas partidas de futebol.

A primeira apresentação oficial do Moreirense FC às gentes da sua terra ocorreu no dia 1 de Setembro de 1938, num encontro de futebol realizado no Campo Abílio Barros e Ilda Celeste Vieira em Moreira de Cónegos. Dias depois, mais precisamente a 1 de Novembro de 1938, o Moreirense FC filia-se na Associação de Futebol de Braga, efectuando, desta forma, o seu registo federativo definitivo que lhe permitia a participação em competições oficiais organizadas sob a égide daquela Associação.

Foi primeiro Presidente da Direcção do Moreirense FC o Senhor Álvaro Almeida. Como primeiro Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube esteve o Senhor António Félix, que naquela altura já presidia à Assembleia Geral do Boavista FC, popular clube da cidade do Porto, pelo que, deduz-se, será fruto dessa ligação que advém a explicação para o equipamento axadrezado do Moreirense FC, todavia nas cores verde e branca.

Durante a primeira época de existência -1938/39 - a prática futebolística do Moreirense FC resumia-se a alguns encontros de carácter amigável. Mas, logo na segunda época de existência oficial, o Moreirense sagrou-se Campeão do Concelho de Guimarães, na categoria de Promoção, o que lhe permitiu disputar a competição distrital da qual também se sagrou Campeão.

Adicionou ao seu palmarés, em tão poucos anos de vida, dois títulos de Campeão Distrital da 2ª Divisão da A.F. Braga, concretamente nas temporadas de 1941/42 e 1942/43.

Em 1973/74 o Moreirense FC passa a utilizar o Campo de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas que, ao longo dos anos, veio a sofrer obras de melhoramentos. Primeiro com a colocação de relva em substituição do campo pelado, posteriormente bancadas com cobertura e, finalmente, eletrificação para jogos oficiais. Atualmente, o recinto de jogos do Moreirense FC denomina-se de Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, na Vila de Moreira de Cónegos.

A vida do clube até finais da década de 70 resumia-se ao futebol distrital da A.F. Braga mas, a partir dessa altura, a pequena formação daquela zona industrial do concelho de Guimarães foi subindo paulatinamente até atingir o ponto mais alto da sua história, quando militou na 1ª Liga do futebol português no início deste século.

Em 1978/79, o Moreirense FC ascende à 3ª Divisão Nacional em face do 2.º lugar obtido no Campeonato Distrital da A.F. Braga, tendo como treinador o ex-jogador do Vitória SC e do FC Porto, Gualter. Em 1982, a família Almeida Freitas toma conta dos destinos da formação de Moreira de Cónegos, que aposta definitivamente no desenvolvimento desportivo do modesto clube. Em 1984/85, o Moreirense FC foi Vice-Campeão da Série A da 3ª Divisão Nacional, o que lhe permitiu o feito inédito de ascender à 2ª Divisão Nacional.

Na temporada de 1994/95, conquista o Campeonato Nacional da 2ª Divisão B, depois de vencer também a Zona Norte daquela competição. Nesta famosa equipa verde e branca destacavam-se jogadores como os avançados Denô e João de Deus e o médio Beto Andrade. O Moreirense FC entra, assim, nas competições profissionais do futebol português, disputando, na temporada de 1995/96, a 2ª Divisão de Honra.

Durante a temporada de 1996/97, toma possa da presidência da Direcção do clube o Senhor Vítor Magalhães, que permanecera no cargo cerca de 8 anos. É durante o seu mandato à frente dos destinos do clube que o Moreirense FC atinge a 1ª Liga Portuguesa.

O clube permanece ininterruptamente na 2ª Divisão de Honra até à temporada de 1999/00, altura em que desce de novo à 2ª Divisão B, para regressar um ano mais tarde ao escalão secundário do futebol português, sagrando-se, novamente Campeão da Zona Norte da 2ª Divisão B, na época de 2000/01.

O Moreirense FC atinge a notoriedade ao nível nacional bem antes de chegar ao principal patamar do futebol português. Por sortilégios da Taça de Portugal, a prova rainha do calendário nacional, o Moreirense FC calhe em sorte, ou em azar, no ponto de vista do Vitória Sport Clube, em 3 edições consecutivas da competição, redundando em outras tantas eliminações do principal clube do concelho de Guimarães.

Na edição de 1998/99, o Vitória SC foi derrotado no Estádio D. Afonso Henriques pelo Moreirense FC, por 2-3, nos 32 avos de final. Na época seguinte, nova vitoria do conjunto de Moreira de Cónegos, em Guimarães, por 0-1, nos quartos de final. E finalmente, na temporada de 2000/01, nova vitória do Moreirense FC, por 4-3, desta feita no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

A ligação entre estes dois clubes do concelho foi sempre muito estreita, quer ao nível da cedência de jogadores, quer a nível da realização de jogos amigáveis. Com a ascensão do Moreirense FC ao topo do futebol português, os encontros entre as duas formações do concelho de Guimarães passaram a ter um carácter oficial. Numa primeira fase, através da Taça de Portugal, como acima se referiu, e, depois, marcada por encontros a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Liga.

Em 2001/02, o Moreirense FC atinge o feito inédito de ascender à 1ª Liga Portuguesa, sagrando-se Campeão Nacional da 2ª Liga Nacional de Futebol. Papel importante neste desiderato assumiu o Prof. Manuel Machado, que liderava a equipa técnica que levou a equipa de Moreira de Cónegos à 1ª Liga, bem como um conjunto de jogadores formados nas camadas jovens do Vitória Sport Clube.

O Moreirense FC participou assim pela primeira vez na época de 2002/03 na 1ª Liga Portuguesa, e por lá se manteve 3 temporadas consecutivas, até descer novamente ao escalão secundário no final da época de 2004/05. Na 1ª época obteve um tranquilo 12.º lugar na geral e, na 2ª temporada, um 9.º lugar. Em 2004/05 não conseguiu garantir a permanência, ficando-se pela 16.ª posição, sendo rebaixado à 2ª Liga.

Na época de 2005/06 voltou a descer mais um degrau no panorama futebolístico nacional, descendo para a 2ª Divisão Nacional B.

No ano 2009/2010, com Vitor Magalhães a presidente e Jorge Casquilha a treinador, o Moreirense subiu para a Liga de Honra.

Em 2013/14, o Moreirense FC conquista a Liga2 Cabovisão, nome da 2ª Liga Portuguesa na altura, sob o comando técnico de António Conceição, que substituí-o Vítor Oliveira. Pires foi a grande figura da equipa com 22 golos marcados, num plantel onde apareceram também Marafona, André Simões ou Filipe Melo.

Até hoje, o Moreirense FC manteve-se na 1ª Liga Portuguesa, alcançando um feito inédito com Augusto Inácio. No ano de 2016/17, o Moreirense FC sagra-se Campeão de Inverno ao conquistar a sua primeira Taça da Liga, frente ao Braga.

Autor: Alberto de Castro Abreu / Glórias do Passado
Atualizado por: Moreirense Fans
Com tecnologia do Blogger.